Zona Especial de Proteção

Arquitetura Religiosa

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IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

A igreja de Nossa Senhora da Conceição é bem proporcionada, tanto a nível da planta, como a nível dos alçados e dos sequentes jogos volumétricos (nave, capela-mor e sacristia). Na fachada principal, bem marcada por cunhais pétreos – aliás como se verifica nos outros alçados – e rematada por empena encimada por uma cruz, abre-se um pórtico maneirista, no qual se desenvolve, livremente interpretado, um amplo repertório quinhentista de traça erudita.

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IGREJA DE NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA

As obras de construção do templo da Misericórdia colarense iniciaram-se nos finais do primeiro quartel do século XVII, como o atesta a inscrição patente na verga do portal: ESTA CAZA HE DA MIA PRINCIPIVSE. A DOVS D NOVEMBRO D. 1. 6. 2. 3.

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IGREJA DE SANTO ANTÓNIO

A igreja de Santo António que primitivamente invocou também Nossa Senhora das Mercês terá sido construída no século XVI, época de pleno florescimento da aldeia do Penedo.

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IGREJA MATRIZ DE SÃO PEDRO DE PENAFERRIM

A igreja Matriz de São Pedro de Penaferrim deverá remontar ao século XIV. São escassas as fontes que nos permitem sustentar esta afirmação, contudo subsistem alguns indicadores. A igreja de São Pedro de Canaferrim, situada intra-muros do designado “castelo dos mouros”, começou a perder protagonismo ainda no século XIV.

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IGREJA PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

A Igreja Matriz de Colares foi construída na segunda metade do século XVI e consiste num bom exemplar maneirista de “arquitectura chã”. Na frontaria abre-se um singelo portal, sobrepujado por um janelão pombalino e, ao nível do frontão, rasga-se um óculo. A torre com cúpula e pináculos, à esquerda, está revestida de pedra e permanecem ali quatro sinos, ostentando, dois deles, inscrições e as datas de 1649 e de 1784.

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Crédtos: PSML-Luís Duarte

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA PENINHA

Segundo a lenda, a primeva ermida foi construída com pedra solta depois de, na sequência da aparição de Nossa Senhora a uma pastorinha, se ter encontrado naquele local uma imagem da Virgem, facto que, segundo a narrativa, terá ocorrido ainda no reinado de D. João III.

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