A 16 de novembro de 2015, inaugurou-se o Centro UNESCO de Sintra, a par com as nas comemorações dos 70 anos da Organização.

O protocolo assinado entre a autarquia e a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para a criação do Centro teve por objetivo promover os vários programas da Organização de modo a “apoiar os Direitos Humanos, contribuir para a formação cívica e democrática, favorecer a compreensão internacional e o diálogo entre povos e, também, difundir a informação da Unesco ao nível local” afirmou o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

No ano em que Sintra celebrou os 20 anos de classificação como Paisagem Cultural, Basílio Horta manifestou “orgulho e honra” por Sintra ter sido escolhida para a realização das comemorações dos 70 anos da UNESCO, destacando que “os objetivos de Sintra e da UNESCO confundem-se na sua essência por serem os mesmos”.

O Centro UNESCO de Sintra juntou-se assim aos 4000 existentes em todo o mundo sendo o 41º primeiro em solo nacional, contribuindo para o cumprimento dos objetivos da criação da Organização.

logo centro unesco