Destaques

Nos dias 2 e 3 de julho, Sintra acolheu a Assembleia Geral da Aliança das Paisagens Culturais Património Mundial, associação de que é associada fundadora.

Celebrando-se hoje, dia 6 de dezembro de 2017, o 22.º aniversário da integração da Paisagem Cultural de Sintra na lista dos valores excecionais da Humanidade, a Câmara Municipal de Sintra, entendeu assinalar este marco através do lançamento do site do Património Mundial.

presidenteOs mitos assumiram, ao longo dos tempos, características mágico-simbólicas que, para além de agirem como catalisadores sociais e religiosos, foram evoluindo conforme as necessidades próprias das comunidades, perpetuando-se, assim, na memória colectiva. Na Serra de Sintra, este facto reúne diversas efabulações que encontraram desde a época romana até à reconquista cristã diversos intérpretes que vão desde o historiador Varrão ao cruzado Osberno.

O 5º Encontro Nacional de Centros e Clubes UNESCO realizou-se no Museu Arqueológico de São Miguel Odrinhas, nos dias 15 e 16 de setembro, com o objectivo de promover a UNESCO e os seus programas, contribuir para a formação cívica e democrática dos seus membros e favorecer o diálogo entre os povos.

A 16 de novembro de 2015, inaugurou-se o Centro UNESCO de Sintra, a par com as nas comemorações dos 70 anos da Organização.

O protocolo assinado entre a autarquia e a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para a criação do Centro teve por objetivo promover os vários programas da Organização de modo a “apoiar os Direitos Humanos, contribuir para a formação cívica e democrática, favorecer a compreensão internacional e o diálogo entre povos e, também, difundir a informação da Unesco ao nível local” afirmou o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

No ano em que Sintra celebrou os 20 anos de classificação como Paisagem Cultural, Basílio Horta manifestou “orgulho e honra” por Sintra ter sido escolhida para a realização das comemorações dos 70 anos da UNESCO, destacando que “os objetivos de Sintra e da UNESCO confundem-se na sua essência por serem os mesmos”.

O Centro UNESCO de Sintra juntou-se assim aos 4000 existentes em todo o mundo sendo o 41º primeiro em solo nacional, contribuindo para o cumprimento dos objetivos da criação da Organização.

 

 

 




logo centro unesco



Ir para o topo